chacarq43's Blog

Just another Edublogs.org weblog

Cha de carqueja e os seus efeitos

July 11, 2011 by chacarq43 · No Comments · Uncategorized

O chá de carqueja está sendo utilizado tanto para abrir o apetite em pessoas desnutridas, como para inibi-lo em casos de emagrecimento, sendo receitado como acompanhamento de uma dieta nutricionalmente correta por profissionais como o nutricionista, tornando os resultados mais eficazes.

Por trás do uso de chás durante a gravidez, existem duas questões: a preocupação a respeito dos seus efeitos sobre o bebê; e também a questão levantada pela crendice popular sobre o chá abortivo. Existe uma concepção sobre o uso de chás para provocar o aborto, especificamente o chá de carqueja. Esta concepção não encontra nenhuma evidência científica, e nenhuma droga é derivada desta planta para fins abortivos, mesmo em situações médicas e terapêuticas. O veja o cha de carqueja é optimo para beber.

Conhecido por combater problemas estomacais e hepáticos, o chá de carqueja também pode ser utilizado para atenuar dores reumáticas, debelar gripes e dar um basta a verminoses. Já o extrato da planta ajuda a cicatrizar feridas. Mas a carqueja ainda é conhecida por abaixar a pressão arterial. Por isso, não é indicada para quem já toma antihipertensivos. Gestantes também devem evitar a infusão. Estudos realizados em animais comprovaram que esse chá pode induzir o aborto.

As pessoas obesas dificilmente levam uma vida normal. Enfrentam maior risco de morte prematura e de doenças coronárias, hipertensão, derrame cerebral, diabetes, câncer, complicações as cirurgias, além de problemas psicológicos.

O chá de carqueja é originado da América do Sul, popularmente conhecido como carqueja amarga devido seu sabor característico oriundo dos princípios ativos da planta. Entre os diversos benefícios que o chá de carqueja pode oferecer podemos ressaltar sua propriedade antiinflamatória, porém é preciso deixar claro que o chá de carqueja não deve ser utilizado.

O seu uso para estas finalidades tem grandes chances de provocar sintomas graves de intoxicação, podendo até mesmo levar a morte da mãe. Quanto ao uso de chás rotineiros durante a gestação, é importante observar quais chás possuem efeitos benéficos e quais podem prejudicar a mãe e o bebê.

O chá de Carqueja é um tônico estomacal que controla o apetite, é utilizado em dispepsias, anemia causada por perda de sangue, contra debilidade intestinal, cálculos biliares, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado e dos rins, má digestão, má circulação, diabetes e boca amarga. É um diurético e depurativo aconselhado contra diarréia, fraqueza orgânica, gripes, febres e prisão de ventre e tratamento para emagrecer. A carqueja é uma planta que possui muito benefícios, sendo um deles o de ter a capacidade de queimar calorias. O chá de carqueja, com um sabor agradável, possui crómio que é um grande inibidor de apetite. Deve, contudo, ser consumido com moderação. O ideal é ser receitado como acompanhamento de uma dieta, por profissionais como o nutricionista, pois assim os seus resultados tornam-se mais efectivos. O cha de carqueja é barato e não deve ser preciso rercorrer a no site emprestimos particulares para o comprar.

Planta de fácil adaptação, a carqueja, consegue sobreviver em qualquer clima, não necessitanto de cuidados especiais, por isso pode ser cultivada em casa. A melhor dica para adquirir o hábito de consumir o chá de carqueja, é fazê-lo antes de um evento especial, de um abuso na alimentação, pois assim o chá de carqueja actuará como forma de prevenção. O hábito de consumir chá diariamente, irá contribuir positivamente para a saúde.

A melhor forma de a carqueja ser consumida é por meio do chá. Apesar de seu sabor não ser muito agradável, as pessoas adquirem o hábito de consumir o chá de carqueja adquirindo muitos benefícios para o organismo. A melhor dica a ser seguida é de adquirir o hábito de consumir o chá antes de um evento especial ou de um eventual abuso na alimentação, onde o chá de carqueja actuará na forma de prevenção.

Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva picada para 1 litro de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, pelo menos por cinco minutos).

O chá de carqueja está indicado para a má digestão, prisão de ventre, diarreias, gastroenterite, anemias, gripe, febre, fraqueza, mal-estar, proteger o fígado contra a acção nociva do álcool.

O chá-verde é excelente, procure tomar 3 ou 4 xícarras por dia. Ele acelera o metabolismo, auxiliando o emagrecimento. E ainda que vc abuse um ‘pouquinho’, ele sempre ajuda.

A Carqueja pode ser usada com sucesso pelo “engulidor de sapos”. Promove a volta de um pouco de agressividade que é necessária a nossa vida. Traz de volta nossas defesas, e nossa vontade de não sermos passados para traz nem ofendidos e magoados injustamente.

Apesar de suas conhecidas propriedades para combater problemas digestivos, pesquisas realizadas com animais demonstraram que o chá de boldo pode ter efeitos negativos no bebê, principalmente nos primeiros três meses, e por isso deve ser evitado por mulheres grávidas. Pode ver mais no site wikipedia.org que é uma boa fonte de informação.

Como os estudos específicos relacionando o uso de boldo à gestação são raros, daí ser necessário ter cautela máxima com seu consumo.

Tags: ··

No Comments so far ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment